top of page
Logo (Transparente).png
Foto do escritorRafael Morais

Gratidão, o primeiro passo para a felicidade plena!

Em um mundo onde se luta cada vez mais pelo progresso, pelo desenvolvimento, com metas e objetivos marcados pela exigência desumana, temos nos tornado pessoas que estão sempre olhando para frente ou para trás, para baixo ou para cima, para o que ainda falta, mas nunca para o que temos hoje e agora. Isso tem nos feito muito infelizes, partindo do ponto de que estamos sempre frustrados, inconformados e indignados com a vida.

A grande questão é que toda essa luta sempre existiu e sempre existirá, e a única forma de aliviar o seu peso e começar a viver de uma forma realmente feliz é exercendo a Gratidão pelas circunstâncias que vivemos hoje, que vivemos no presente, deixando assim de olhar tanto para passado e para o futuro. Ao exercê-la, somos inundados por um sentido de existência totalmente diferente, que nos possibilita dar valor as coisas que realmente importam e que realmente existem, já que o passado não mais se vê e o futuro não passa de uma imaginação.

Não significa dizer que tenhamos que viver sem nos apoiarmos nos aprendizados do passado e sem nos planejar para o futuro, mas sim que, a melhor forma de se aproveitar o passado e se preparar para o futuro é se dedicar totalmente ao presente, as circunstâncias de hoje, na vida que realmente existe, afinal de contas a cada novo dia temos uma nova vida.

Vale ressaltar que de certa forma não somos merecedores de nada nessa vida, pois não temos controle absoluto sobre praticamente nada, por mais que nos dediquemos fielmente a nossos objetivos, haverá sempre uma variável que foge as nossas mãos, nos tornando totalmente dependentes das circunstâncias que não fizemos nada para merecer, nos vendo ridiculamente impotentes em relação a elas. Desta forma, ao invés de se preocupar com o que aconteceu ou acontecerá, se dedique e agradeça por não merecer nada e ainda ter, pois já que teremos que contar com as circunstâncias, não seria justo exigir delas sem antes agradecê-las pelo que já se tem.

Portanto, a nossa dica é que você lute sim pelos seus sonhos e objetivos, mas tenha como principal meta viver e agradecer o presente, se dedicar a ele, praticando a Gratidão diariamente ao que está realmente aqui, agora, e não ao que você viveu ontem ou imagina para o amanhã, pois na maioria das vezes, tudo isso não passará de um filme que nunca irá para o ar.

Se você gostou deste conteúdo, clique no link e se inscreva para receber nossos conteúdos exclusivos.

bottom of page